Emblemas

 
O Clube de Desbravadores é um programa mundial, organizado e dirigido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. Oferece um amplo ciclo de aprendizado experimental para os juvenis entre 10 e 15 anos, e é operado pela Igreja Adventista local, sob a direção e controle do líder da juventude da Associação local.

A bandeira dos Desbravadores

O Clube de Desbravadores tem uma bandeira, sendo considerada como emblema do mesmo. A bandeira deve estar desfraldada nos programas e atividades dos desbravadores locais ou da Associação.

Henry Bergh, Diretor de Jovens da Associação Central da Califórnia, desenhou a bandeira dos desbravadores em 1948. Os quadrados azuis significando lealdade e coragem enquanto dois quadrados brancos representando a pureza. O emblema dos desbravadores, que se encontra no meio da bandeira, colocava uma interpretação diferente daquela dada por Hancock. A espada representava a palavra de Deus e o escudo a verdade.

A bandeira do Clube de Desbravadores tem 90cm de altura por 135cm de largura. No meio da bandeira encontra-se uma insígnia A1 dos desbravadores (conforme descrita no Regulamento do Uniforme), medindo 30cm de altura por igual medida de largura.

Divide-se em 4 partes. Ao olhar para a bandeira o observador notará que as partes superior direita e inferior esquerda são brancas; as partes superior esquerda e inferior direita são azuis. O nome do Clube deve aparecer em letras destavadas na parte inferior direita.


Emblema do Clube de Desbravadores

Emblema D1

Este é o símbolo que representa o Clube de Desbravadores. Apresenta a inscrição DESBRAVADORES na parte superior do triângulo, e a inscrição CLUBE abaixo do escudo com a espada. Em 1946, o Pr. John Hancock acrescentou um novo item no Clube de Desbravadores desenhando o emblema do desbravador. Este símbolo contém em seu desenho os seguintes significados:

Três lados
Sendo um triângulo equilátero, o símbolo significa a “Plenitude da Trindade”: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, aos quais adoramos e servimos.
O símbolo também significa o “Tripé da Educação”, no qual está centrado todo o programa do Clube de Desbravadores: Mental (Especialidades, Classes, Honras, Trabalhos Manuais, etc.), Físico (Acampamentos, Passeios, Olimpíadas, etc.) e Espiritual (Ano Bíblico, Atividades de Testemunho, etc.) E por fim, também significa nossa “Cidadania e Lealdade”, pois servimos a nosso Deus dos Céus e da Terra, à nossa Pátria, e a nosso próximo, entre os quais, nossa família e nossa Igreja.

Escudo

O escudo significa proteção.Na Bíblia, Deus é frequentemente chamado de “Escudo de Seu Povo”. “Não temas, Eu sou teu escudo.” Gênesis 15:01 “Embaraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.“ Efésios 06:16

Espada

A espada representa a Bíblia. A espada é usada na guerra. Uma batalha sempre é ganha na ofensiva. Estamos numa batalha contra o pecado e a nossa arma é a Palavra de Deus. A espada do Espírito é a Palavra de Deus. (Ver Efésios 06:17)

Vermelho

A cor vermelha representa o sacrifício de Cristo. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que Deu seu único Filho, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 03:16 “Rogo-vos pois, irmãos... que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus.” Romanos 01:12

Ouro

A cor ouro representa a excelência. O Clube de Desbravadores tem normas elevadas para formar caráter fortalecidos para o Reino dos Céus. “Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para enriqueceres.” Apocalipse 03:18

Branco

O branco significa pureza. Desejamos ter a pureza e a justiça da vida de Cristo em nossa vida. “O vencedor assim será vestido de vestiduras brancas.” Apocalipse 03:05

Azul

O propósito do Clube de Desbravadores é de ajudar a ensinar-nos a sermos leais para com nosso Deus, nossa Pátria, nossos parentes, nossa Igreja, enfim, nosso próximo.

Outros Emblemas


Globinho

O globinho representa a organização mundial dos Clubes de Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Contém o emblema A2 sobre um fundo da cor do uniforme.



Emblema D4
Emblema L1

Octógono

Representa a liderança dos Desbravadores e que o líder está credenciado internacionalmente com autoridade para participar nas cerimônias de investidura. É uma figura equilátera, com 8 lados, tendo o mapa-múndi ao centro emoldurado por seis estrelas douradas que simbolizam as Classes Regulares.