AR
Pião
106 Nível
1
Ano
2012
Instituição de origem
Divisão Sul Americana
  1. Realizar e apresentar uma pesquisa com cerca de 300 palavras sobre a história dos piões.
  2. De que materiais eram feitos os piões da antiguidade? E de que diferentes materiais eles são feitos hoje em dia?
  3. Explicar cada um dos seguintes métodos de impulsionar um pião:
    1. Fricção
    2. Corda ou fieira
    3. Mola
    4. Dedos
  4. Desenhar um pião identificando as seguintes partes:
    1. Castelo, selo ou tacha
    2. Ponteira, bico, garrocha ou ferrão
    3. Corpo ou massa
  5. Desenhe e explique como funcionam os seguintes tipos de pião:
    1. Pião tradicional de madeira
    2. Pião de dedo, carrapeta, ou pião de haste-longa
    3. Tippe Top
    4. Brummkreisel
    5. Perinola
  6. Sobre o uso de fieira (ou cordel) explique:
    1. Qual o tamanho ideal da fieira?
    2. Qual a importância de prender a extremidade no dedo?
    3. Cite 3 formas de prender a fieira no dedo.
  7. Qual a utilidade da tampografia nos piões tradicionais?
  8. Explique a relação entre a estabilidade, movimentação e queda do pião, com os seguintes conceitos físicos:
    1. Velocidade angular
    2. Efeito giroscópio
    3. Centro de gravidade
    4. Princípio da dinâmica (la lei de Newton)
  9. Estabelecer e seguir junto a seu instrutor um código de segurança para a prática de jogos com piões, com no mínimo 5 regras.
  10. Utilizando um pião tradicional, demonstrar habilidade em completar as seguintes atividades:
    1. Força e Equilíbrio: enrolar corretamente a fieira e lançá-lo de modo que gire pelo tempo mínimo de 20 segundos antes de perder o equilíbrio;
    2. Técnica Apurada: lançar o pião, em seguida pegá-lo do chão para mão e, depois de alguns instantes, devolvê-lo ao chão ainda girando;
    3. Pôr pra Dormir. fazer com que o pião gire de modo que, por 10 segundos, ele permaneça no mesmo lugar e aparente estar parado;
    4. Girada de Castelo: girar o pião invertido (de "cabeça para baixo") apoiado apenas no castelo;
    5. Deslizamento: enquanto o pião gira, com a ajuda da fieira, movimentar o pião de um lugar para outro sem derrubá-lo;
    6. Precisão: lançar o pião de forma a acertar um alvo pré-determinado, como uma linha ou círculo no chão.
  11. Completar ao menos uma das manobras:
    1. Fisgada no Ar: consiste em lançar o pião e antes que ele atinja o chão e a fieira se desenrole totalmente, fisgá-lo de volta, fazendo com que o pião gire na mão;
    2. Ponte ou Teleférico: com uma mão, segura os dois extremos da fieira e com a outra mão, a outra ponta que se forma. Estica-se então a fieira e na ponte que é formada recupera-se o pião ainda girando e, ao levantar uma das mãos, pode-se inclinar a fieira de tal maneira que o pião escorregue de um lado para o outro, enquanto permanece a girar.
    3. Lançamento: enquanto o pião gira no chão, fazer um seio à sua ponteira e fazê-lo pular, puxando as pontas da fieira com agilidade e força, servindo de impulso. Realizar a manobra duas vezes, uma vez com o pião saltando e caindo no chão, e outra com ele saltando e caindo na mão.
  12. Conhecer ou criar, ao menos, 4 jogos coletivos com piões Convidar seus companheiros de unidade para participar de cada um dos jogos. Ao final, conversar com o instrutor sobre como se sentiu durante a atividade e sobre as vantagens da prática de recreação ao ar livre.