Acampamento Anual do Clube Falcão Peregrino

 27/04/2016 20:48:29 |  Felipe Ribeiro de Paula Silva

O Acampamento Anual do Clube de Desbravadores Falcão Peregrino, foi realizado no período de 21 a 24 do mês de abril no ano de 2016, no Assentamento Ouro Branco – Terenos MS. 
Em todo acampamento envolvendo desbravadores o que temos que deixar marcado a eles são técnicas de acampamento, localização, fogueiras, cozinha ao ar, construção com materiais naturais, obter água própria para consumo, essas e outras atividades foram base para o acampamento do clube. 
O acampamento com intuito instrutivo teve as seguintes atividades.
 

Bússola
Instrutor: Anderson Azevedo
, com o objetivo de localização na mata os desbravadores foram instruídos a como utilizar o equipamento, tendo ciência de seus pontos cardeais, graus e azimutes. A instrução foi dada no dia 21/04 de manhã e os desbravadores tiveram a prova prática na mata no mesmo dia durante o período noturno, cada unidade participou com seus conselheiros, onde um desbravador tirava o azimute e respondia uma pergunta relacionado a bíblia, só assim poderiam seguir para a próxima etapa.

 

Sinais de Pista:
Instrutor: Sara Menezes
, sinais de pista são utilizados durante uma caminhada, o objetivo principal desses sinais para nossos desbravadores é de observação, logo os desbravadores têm que aprender a andar de maneira que não destruam a trilha nem os sinais deixados. No dia 21/04 após as explicações teóricas os desbravadores observaram os sinais e explicaram suas traduções dos mesmos.

 

Pioneiria.
Instrutor: Felipe Ribeiro
, a pioneiria no universo dos desbravadores permite a construção de abrigos, moveis, portais, entre muitas outras vertentes. A pioneiria utilizada ensinada no acampamento serviu para a construção do bivac onde os desbravadores passaram a noite do dia 21/04. Durante o acampamento os desbravadores ainda construíram um móvel no acampamento utilizando as amarras básicas (paralela, quadrada, diagonal e continua). No dia 22/04 os desbravadores utilizaram dessas mesmas amarras durante a Corrida Norueguesa.

 

Arte de Acampar:
Instrutor: Carlos Campos
, nesta aula dada os desbravadores no dia 21/04, eles aprenderam o básico de um acampamento, a montagem de uma barraca em um local adequado, saber o que fazer quando estiver perdido, conhecer as técnicas de segurança em um acampamento (manter animais distantes, como utilizar de materiais cortantes, o porquê de manter os animais longe dos acampamentos, etc), além disso, foi ensinado aos desbravadores a importância de saber montar sua mala para um acampamento em diferente condições climáticas

 

Fogueiras:
Instrutores: Yuri Braga e Felipe Ribeiro

Demostrar como conseguir lenha para ser queimada, mechas para começar um fogo, técnicas de acender uma fogueira, como manter a fogueira acessa, tipos de fogueiras que podemos utilizar quanto estivermos necessitados de fogo, foi alguma das coisas que os desbravadores aprenderam nesta aula, realizada no dia 22/04, os desbravadores observaram as técnicas que foram utilizadas pra acender as fogueiras e como conseguir o material, alguns foram convidados para acender as mechas sem utilizar o fósforo.

 

Purificação da Água Instrutores: Felipe Ribeiro e Yuri Braga, os desbravadores observaram através de demonstração as maneiras de purificação de água que encontramos quando estamos em um lugar sem condições de obter água própria para consumo. As formas químicas e naturais usadas nos processos de purificação foram evidenciadas a eles, no final cada desbravador pode experimentar da água que foi purificada. Mas quem acabou gostando mais dessa aula foi nossa diretora que aprovou e provou da água purificada por iodo.

 

Cozinha ao Ar-Livre:
Instrutores: Conselheiros
, o clube Falcão Peregrino através de vários acampamentos realizados durante alguns anos obteve um aproveitamento de 100% dos seus conselheiros nesse quesito, depois da aula de fogueiras, os desbravadores instruídos pelos seu conselheiros, aprenderam preparar os alimentos na fogueira, nossas panelas feitas de papel alumínio comportaram os alimentos trazidos dos desbravadores, nelas foram feitas as alimentações que incluíram arroz, legumes e ovos, além de frutas que foram feitas diretamente nas brasas da fogueira.

 

Camuflagem:
Instrutor: Anderson Azevedo
, na noite do dia 23/04 os desbravadores realizaram a atividade de camuflagem, a qual tem como objetivo apagar uma vela que está sendo vigiada, nenhum desbravador conseguiu realizar a façanha, mas em compensação aprenderam as técnicas de camuflagem, como deixar o corpo coberto para não ser achado, como caminhar no meio da mata e mato, rastejar, companheirismo etc.

 


Atividades Espirituais. 
Nosso acampamento não tem como único objetivo a instrução/diversão, mas também ensinamos nossos desbravadores as maravilhas que Deus fez, e o principal a importância da observância do sábado e o porquê guarda-lo. 

Fogo do conselho:
Conduzido pelo Pr. Distrital Jucary Lopes, a programação foi conduzida de forma que todos os desbravadores participassem. O pastor dividiu o clube entre suas unidades e deu a tarefa dos desbravadores mostrarem através de encenação a importância de levar pessoas a Cristo, assim como seus discípulos faziam.
Neste acampamento durante o sábado (23/04), a escola sabatina ficou por conta de nossa diretora Sara Menezes, ela passou a nossos desbravadores a lição dos adolescentes, o qual falou sobre a história de Naamã e a cura da lepra conduzida por Eliseu.
Logo após a escola sabatina, tivemos a oportunidade de investir dois desbravadores em lenço, os desbravadores Lucas Gustavo e Ana Luiza, a cerimônia foi conduzida por Anderson Azevedo, bem como o culto, nosso culto foi interativo, usando a mesma técnica que o pastor no fogo do conselho, Anderson dividiu os desbravadores em unidades, e passou palavras a serem pesquisadas pelos desbravadores as quais foram utilizadas durante o culto. O objetivo dessa atividade foi mostrar como os desbravadores relacionariam essas palavras a atividade que o clube realiza. No final fazendo a combinação dessas palavras cada uma da primeira letra de cada palavra formou após sua junção o nome do nosso clube FALCÃO PEREGRINO. Isso nos levou a meditar sobre a importância das atividades que o clube realiza e como leva os desbravadores a cristo, através de suas atividades e exemplo de vida de seus membros.
Durante o período da tarde a atividade preparada e conduzida pelos membros Felipe Ribeiro e Yuri Braga, deu aos desbravadores a tarefa de achar na natureza elementos que representassem as seguintes histórias: Nicodemos, A Mulher Samaritana, O bom Samaritano e o Filho Pródigo. Logo após a divisão das histórias por unidade, o clube saiu para uma caminhada ecológica onde o objetivo além de a observação da natureza, era arrecadar o material que representassem a história. A história dada foi representada pelas unidades onde utilizaram desses elementos. O Objetivo dessa atividade era mostrar como Deus consegue atuar na natureza de forma que conseguimos utiliza-la em nosso dia-a-dia para a evangelização. O final do JA Anderson comparou clube com um time de basquete, onde sem treinamento (oração, respeito, leitura da bíblia e comunhão) não conseguiremos alcançar a vitória que será a salvação em Cristo.

Atividades Recreativas: O Acampamento proporcionou aos desbravadores uma visita a um córrego que percorre o Assentamento Ouro Branco e uma lagoa onde os desbravadores puderam se divertir nos dias quentes do acampamento.