ORIENTAÇÕES GERAIS
NOTA: As classes de Liderança de Desbravadores são oferecidas a jovens Adventistas, batizados e que tenham mais de 16 anos de idade.
Cada nível de liderança deve ser alcançado separadamente, e em ordem crescente. Independente da idade, cada participante deve iniciar sempre no primeiro nível.
Os requisitos cumpridos para uma classe não têm valor para a outra. Cada requisito só terá validade quando cumprido dentro do período de realização de cada nível da classe.
1. CANDIDATO
O candidato a Líder (L), Líder Máster (LM) ou Líder Máster Avançado (LMA), poderá iniciar os requisitos da classe, após receber uma recomendação, por escrito, da comissão de sua igreja.
2. PROVA
Todo o candidato a Líder, Máster e Máster Avançado deverá fazer as provas determinadas pela classe, e atingir nota mínima 7. No entanto, o candidato que não for aprovado somente poderá fazer uma nova prova após três meses.
3. APLICAÇÃO DA PROVA
As provas deverão ser realizadas exclusivamente pelo Ministério de Desbravadores e Aventureiros da Associação/Missão.
4. LIVROS
Os livros indicados para as provas são:
LÍDER - Salvação e Serviço / Nisto Cremos / Estatuto da Criança
MÁSTER - Nisto Cremos
MÁSTER AVANÇADO - Nisto Cremos
5. PASTA
Todo candidato deverá preparar uma pasta, que deverá conter todos os documentos e trabalhos realizados para o cumprimento da classe, seguindo a ordem e as exigências dos requisitos do cartão.
O material deverá ser em: Papel: A4,
- Fonte :Times New Roman ou Arial - 12
- Espaçamento: 1,5 entrelinhas.
- Margens: superior - 3,0; inferior - 2,0; esquerda - 3,0; direita - 2,0
Nos casos de reação à leitura/resumo:
- Uma página: 1500 caracteres
- Duas páginas: 3000 caracteres
- Três páginas: 4500 caracteres
- Quatro páginas: 6000 caracteres
A capa deverá conter as seguintes informações:
- Título com o nível de Liderança do candidato
- Nome completo do candidato
- Nome do Clube que participa
- Região
- Associação/Missão
- União
6. ENTREGA DA PASTA
Este material deverá ser entregue ao Ministério de Desbravadores e Aventureiros de sua Associação/Missão, sempre com 90 dias de antecedência da data programada para a investidura. Anexar à pasta, o seu registro totalmente preenchido e devidamente assinado.
7. AVALIAÇÃO DA PASTA
A avaliação, aprovação e a autorização para a investidura, deverá ser realizada pelo Ministério de Desbravadores e Aventureiros. No caso de Líder Máster Avançado, a pasta deverá conter a recomendação por escrito (Formulário MJA/DSA-LMA).
8. PERMISSÃO PARA INVESTIDURA
O candidato somente poderá ser investido após receber a devida aprovação de sua pasta.
9. INVESTIDURA
A cerimônia de investidura para cada nível de liderança, deverá ser realizada por:
LÍDER - Ministério de Desbravadores e Aventureiros da Associação/Missão ou Pastor Distrital/Regional mediante autorização.
MÁSTER - Ministério de Desbravadores e Aventureiros da União ou Associação mediante autorização.
MÁSTER AVANÇADO - Ministério de Desbravadores e Aventureiros da Divisão ou União mediante autorização.
10. PERDA TEMPORÁRIA DA INVESTIDURA
Em caso de inatividade, quando deixar de se envolver diretamente com o Clube de Desbravadores por um período de dois anos. Para voltar a sua condição de líder investido terá que revalidar a investidura (item 13). Não precisando participar de uma nova cerimônia de investidura.
11. PERDA DA INVESTIDURA
A investidura permanecerá válida enquanto a pessoa estiver ativamente envolvida como membro do Clube de Desbravadores. No entanto perderá sua investidura e o direito de usar o uniforme, conforme os casos abaixo, necessitando revalidar a investidura (item 12 e 13):
a. Censura: Quando receber censura por parte da igreja, somente poderá começar a revalidação após vencer o prazo da censura, apresentando a autorização para a nova investidura.
b. Remoção: Quando for removido por parte da igreja, somente poderá começar a revalidação após seu rebatismo, apresentando a autorização para a nova investidura.
12. AUTORIZAÇÃO PARA NOVA INVESTIDURA
Para reaver a investidura, será necessário procurar o Regional, Coordenador ou Departamental para poder receber a autorização para iniciar a revalidação de investidura.
13. REVALIDAÇÃO DE INVESTIDURA
A revalidação acontecerá após o candidato completar no período de um ano, os requisitos abaixo e, após isso, deverá participar de uma nova investidura para voltar a usar o uniforme:
1. Ser membro ativo de um Clube de Desbravadores ou participar ativamente de uma coordenação distrital ou regional.
2. Participar do curso de 10 horas dirigido pela Associação/Missão, e apresentar o certificado.
3. Escolher e participar em um dos itens abaixo:
a) Participar de um projeto ou programa especial com seu Clube.
b) Estar atuando em algum cargo de liderança de sua igreja;
c) Organizar ou participar de um projeto evangelístico como: Semana Santa, Pequeno Grupo, Classe Bíblica ou equivalente;
4. Participar ativamente numa das equipes de apoio de um evento realizado pelo Ministério de Desbravadores e Aventureiros da Associação/Missão.
NOTA: O propósito da renovação é dar reconhecimento para aqueles que, através do seu treinamento, são responsáveis por manter um alto padrão de excelência moral e física no Clube de Desbravadores. Esta não é uma tentativa para excluir uma pessoa qualificada que, durante muitos anos, serviu fielmente à igreja e aos seus jovens nas suas várias organizações; mas uma maneira de valorizar os que permanecem fiéis e ativos aos propósitos da igreja.
14. PERDA DEFINITIVA DE INVESTIDURA
Fica determinado por voto da IASD que qualquer pessoa que tenha sofrido repreensão por envolvimento em qualquer instância com algum tipo de abuso sexual com menores, não poderá mais reaver sua investidura.
NOTA: Esta classe deverá ser completada dentro de um período máximo de 3 anos, e as atividades realizadas em classes anteriores não poderão ser reaproveitadas.
NOTA: Esta classe deverá ser completada dentro de um período máximo de 3 anos, e as atividades realizadas em classes anteriores não poderão ser reaproveitadas.
PRÉ-REQUISITOS
1. Ter, no mínimo, um ano de experiência como líder investido.
2. Todo candidato a líder máster deverá:
a) Ter 18 anos completos para iniciar esta classe.
b) Ser membro ativo da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
c) Possuir uma recomendação para investidura, por escrito, da comissão de sua igreja.
d) Estar em harmonia com os princípios da igreja e ser um dizimista fiel.
3. Ser membro ativo de um Clube ou estar participando de uma coordenação distrital ou regional.
4. Apresentar os certificados dos cursos abaixo com período de validade dentro de quatro anos.
– Treinamento de Diretoria – Curso avançado
– Curso de Liderança para Líder de Associação/Missão
5. Ter concluído todas as classes avançadas.
I. CRESCIMENTO PESSOAL E ESPIRITUAL
1. Fazer o ano bíblico jovem e apresentar certificação.
2. Ler o livro A Ciência do Bom Viver e apresentar uma reação à leitura de três páginas.
3. Estudar o livro Nisto Cremos – Crenças Fundamentais 11 a 20, e prestar o exame preparado pela DSA, disponível na sua Associação/Missão.
4. Conduzir uma série completa de estudos bíblicos para a família de um desbravador não adventista.
5. Dirigir uma série de estudos bíblicos para uma classe bíblica visando ao Batismo da Primavera.
6. Participar do Projeto Missão Calebe de sua Associação/Missão por, no mínimo, 15 dias.
7. Completar um destes mestrados: Ciência e tecnologia ou Saúde.
II. SERVIÇO AO CLUBE
1. Ensinar uma classe regular e uma avançada durante um ano.
2. Exercer o cargo de diretor, secretário ou associado por um ano.
III. LIDERANÇA APLICADA
1. Participar do curso de liderança para máster, realizado pela Associação/Missão, e apresentar a certificação.
2. Completar um dos requisitos abaixo, conforme acordado antecipadamente com o MDA/MJ do seu Campo:
a) Apresentar um projeto (tese/monografia) sobre fundamentos do aconselhamento dos desbravadores, ou treinamento em serviço, ou desenvolvimento de novas habilidades, ou crescimento pessoal e espiritual, no mínimo, de quinze a vinte páginas.
b) Elaborar e ministrar uma aula no curso de máster numa das áreas estabelecidas, mediante a orientação do MDA/MJ da Associação/Missão. Anexar a avaliação de desempenho, escrita e assinada pelo MDA/MJ.
3. Preparar e apresentar, com recursos e por escrito (duas páginas), um cronograma detalhado indicando os principais eventos na história da Igreja Adventista do Sétimo Dia, dando enfoque especial à sua Divisão, União e Campo.
4. Escolher duas das áreas a seguir e ler um livro em cada uma delas. Apresentar uma reação à leitura de uma página cada, identificando o livro e o autor:
a) Liderança
b) Processo de aprendizagem
c) Desenvolvimento do adolescente
d) Habilidades pessoais
e) Desenvolvimento pessoal
f) Comunicação e relacionamentos
IV. HABILIDADES GERAIS
1. Administração
a) Apresentar um programa anual detalhado para o seu Clube.
b) Apresentar o calendário para ensinar todos os requisitos de uma classe regular e de uma classe avançada durante um ano.
c) Preparar o organograma de seu Clube com os cargos e funções e as atividades desenvolvidas.
2. Relações Humanas
a) Apresentar um seminário de 30 minutos sobre um dos seguintes assuntos: bullying, pedofilia ou abuso infantil.
b) Participar com o Clube no programa Quebrando o Silêncio, do Ministério da Mulher.
3. Acampamento
a) Planejar, dirigir e documentar um acampamento para o seu Clube.
b) Fazer e utilizar quatro tipos de fogueiras em um evento ou acampamento.
c) Durante um acampamento realizado por seu Clube dirigir uma simulação de busca e resgate de um acidentado, visando instruir e orientar o Clube como agir nestas circunstâncias.
d) Apresentar uma atividade na natureza, própria para o sábado.
e) Conduzir um evento em orientação para novatos e avançados.
4. Evangelismo Juvenil e Atividades Comunitárias
a) Dirigir um projeto evangelístico de Semana Santa com o Clube ou unidade, em pequenos grupos ou pontos de pregação.
b) Realizar e promover um projeto comunitário de acordo com as necessidades de sua região, ou participar de um projeto em algumas das áreas: doação de sangue, mutirão de natal, doação de agasalhos ou projetos da ASA da igreja local.
5. Criatividade
a) Ler um livro de criatividade voltado à faixa etária que está sendo liderada e apresentar uma reação à leitura de uma página.
b) Apresentar ideias criativas para fortalecer o Clube em três das seguintes áreas:
– Reunião geral do Clube
– Cantinho da unidade
– Planejamento geral do Clube
– Fazer três especialidades que não estão nas classes
– Requisitos das classes regulares e avançadas
c) Ensinar e cumprir no Clube três requisitos de uma classe regular utilizando seus próprios recursos criativos.
V. ORDEM UNIDA
1. Planejar e conduzir um desfile cívico em um evento especial.
2. Coordenar três diferentes hasteamentos de bandeiras em reuniões do seu Clube, dando atenção especial ao nó a ser utilizado e aos cuidados com a bandeira.
VI. RECREAÇÃO
1. Ler a seção 13 – Recreação e Divertimentos – capítulos 124 ao 135 do livro Mensagens aos Jovens e apresentar uma reação à leitura de, no mínimo, duas páginas.
2. Apresentar dez atividades recreativas que o Clube possa realizar, sendo cinco gerais e cinco para sábado à tarde.