ORIENTAÇÕES GERAIS
NOTA: As classes de Liderança de Desbravadores são oferecidas a jovens Adventistas, batizados e que tenham mais de 16 anos de idade.
Cada nível de liderança deve ser alcançado separadamente, e em ordem crescente. Independente da idade, cada participante deve iniciar sempre no primeiro nível.
Os requisitos cumpridos para uma classe não têm valor para a outra. Cada requisito só terá validade quando cumprido dentro do período de realização de cada nível da classe.
1. CANDIDATO
O candidato a Líder (L), Líder Máster (LM) ou Líder Máster Avançado (LMA), poderá iniciar os requisitos da classe, após receber uma recomendação, por escrito, da comissão de sua igreja.
2. PROVA
Todo o candidato a Líder, Máster e Máster Avançado deverá fazer as provas determinadas pela classe, e atingir nota mínima 7. No entanto, o candidato que não for aprovado somente poderá fazer uma nova prova após três meses.
3. APLICAÇÃO DA PROVA
As provas deverão ser realizadas exclusivamente pelo Ministério de Desbravadores e Aventureiros da Associação/Missão.
4. LIVROS
Os livros indicados para as provas são:
LÍDER - Salvação e Serviço / Nisto Cremos / Estatuto da Criança
MÁSTER - Nisto Cremos
MÁSTER AVANÇADO - Nisto Cremos
5. PASTA
Todo candidato deverá preparar uma pasta, que deverá conter todos os documentos e trabalhos realizados para o cumprimento da classe, seguindo a ordem e as exigências dos requisitos do cartão.
O material deverá ser em: Papel: A4,
- Fonte :Times New Roman ou Arial - 12
- Espaçamento: 1,5 entrelinhas.
- Margens: superior - 3,0; inferior - 2,0; esquerda - 3,0; direita - 2,0
Nos casos de reação à leitura/resumo:
- Uma página: 1500 caracteres
- Duas páginas: 3000 caracteres
- Três páginas: 4500 caracteres
- Quatro páginas: 6000 caracteres
A capa deverá conter as seguintes informações:
- Título com o nível de Liderança do candidato
- Nome completo do candidato
- Nome do Clube que participa
- Região
- Associação/Missão
- União
6. ENTREGA DA PASTA
Este material deverá ser entregue ao Ministério de Desbravadores e Aventureiros de sua Associação/Missão, sempre com 90 dias de antecedência da data programada para a investidura. Anexar à pasta, o seu registro totalmente preenchido e devidamente assinado.
7. AVALIAÇÃO DA PASTA
A avaliação, aprovação e a autorização para a investidura, deverá ser realizada pelo Ministério de Desbravadores e Aventureiros. No caso de Líder Máster Avançado, a pasta deverá conter a recomendação por escrito (Formulário MJA/DSA-LMA).
8. PERMISSÃO PARA INVESTIDURA
O candidato somente poderá ser investido após receber a devida aprovação de sua pasta.
9. INVESTIDURA
A cerimônia de investidura para cada nível de liderança, deverá ser realizada por:
LÍDER - Ministério de Desbravadores e Aventureiros da Associação/Missão ou Pastor Distrital/Regional mediante autorização.
MÁSTER - Ministério de Desbravadores e Aventureiros da União ou Associação mediante autorização.
MÁSTER AVANÇADO - Ministério de Desbravadores e Aventureiros da Divisão ou União mediante autorização.
10. PERDA TEMPORÁRIA DA INVESTIDURA
Em caso de inatividade, quando deixar de se envolver diretamente com o Clube de Desbravadores por um período de dois anos. Para voltar a sua condição de líder investido terá que revalidar a investidura (item 13). Não precisando participar de uma nova cerimônia de investidura.
11. PERDA DA INVESTIDURA
A investidura permanecerá válida enquanto a pessoa estiver ativamente envolvida como membro do Clube de Desbravadores. No entanto perderá sua investidura e o direito de usar o uniforme, conforme os casos abaixo, necessitando revalidar a investidura (item 12 e 13):
a. Censura: Quando receber censura por parte da igreja, somente poderá começar a revalidação após vencer o prazo da censura, apresentando a autorização para a nova investidura.
b. Remoção: Quando for removido por parte da igreja, somente poderá começar a revalidação após seu rebatismo, apresentando a autorização para a nova investidura.
12. AUTORIZAÇÃO PARA NOVA INVESTIDURA
Para reaver a investidura, será necessário procurar o Regional, Coordenador ou Departamental para poder receber a autorização para iniciar a revalidação de investidura.
13. REVALIDAÇÃO DE INVESTIDURA
A revalidação acontecerá após o candidato completar no período de um ano, os requisitos abaixo e, após isso, deverá participar de uma nova investidura para voltar a usar o uniforme:
1. Ser membro ativo de um Clube de Desbravadores ou participar ativamente de uma coordenação distrital ou regional.
2. Participar do curso de 10 horas dirigido pela Associação/Missão, e apresentar o certifi cado.
3. Escolher e participar em um dos itens abaixo:
a) Participar de um projeto ou programa especial com seu Clube.
b) Estar atuando em algum cargo de liderança de sua igreja;
c) Organizar ou participar de um projeto evangelístico como: Semana Santa, Pequeno Grupo, Classe Bíblica ou equivalente;
4. Participar ativamente numa das equipes de apoio de um evento realizado pelo Ministério de Desbravadores e Aventureiros da Associação/Missão.
NOTA: O propósito da renovação é dar reconhecimento para aqueles que, através do seu treinamento, são responsáveis por manter um alto padrão de excelência moral e física no Clube de Desbravadores. Esta não é uma tentativa para excluir uma pessoa qualificada que, durante muitos anos, serviu fielmente à igreja e aos seus jovens nas suas várias organizações; mas uma maneira de valorizar os que permanecem fiéis e ativos aos propósitos da igreja.
14. PERDA DEFINITIVA DE INVESTIDURA
Fica determinado por voto da IASD que qualquer pessoa que tenha sofrido repreensão por envolvimento em qualquer instância com algum tipo de abuso sexual com menores, não poderá mais reaver sua investidura.
NOTA: Esta classe deverá ser completada dentro de um período máximo de três anos, e as atividades realizadas em classes anteriores não poderão ser reaproveitadas.
PRÉ-REQUISITOS
1.Ter, no mínimo,um ano de experiência em Líder Máster.
2. Todo candidato a Líder Máster Avançado deverá:
a) Ter 20 anos completos para iniciar esta classe.
b) Apresentar uma carta de recomendação por escrito, da comissão de sua igreja para a investidura.
c) Estar em harmonia com os princípios da igreja e ser um dizimista fiel.
3. Ter sido investido na classe de Líder Máster.
4. Ser membro ativo de um Clube ou estar participando de uma coordenação distrital ou regional.
5. Apresentar os certifi cados dos cursos abaixo com período de validade dentro de, no máximo, quatro anos.
- Treinamento de Diretoria - Curso avançado
- Curso de Liderança para Líder da Associação/Missão
- Curso de Liderança para Máster da Associação/Missão
I. CRESCIMENTO PESSOAL E ESPIRITUAL
1. Fazer o Ano Bíblico Jovem e apresentar certificado.
2. Estudar o livro Nisto Cremos - Crenças Fundamentais 21 a 28, e prestar o exame preparado pela DSA, disponível na sua Associação/Missão.
3. Ler o livro Retrato dos Pioneiros (conforme cada país) e apresentar uma reação à leitura de duas páginas.
4. Ler o livro O Grande Confl ito e apresentar uma reação à leitura de três páginas.
II. SERVIÇO AO CLUBE
1. Manter responsabilidade na diretoria de um Clube ou região por pelo menos, um ano ou participar de todos os eventos e atividades distritais ou regionais. Durante esse período, assistir, no mínimo, a 75% das reuniões regulares do Clube.
2. Servir como orientador a um candidato à classe de Líder até a sua investidura.
III. LIDERANÇA APLICADA
1. Assistir ao curso de liderança para máster avançado realizado pela Associação/Missão.
2. Desenvolver um Código de Disciplina para o seu Clube.
3. Apresentar uma ideia de como desenvolver, na prática, uma especialidade de sua escolha e realizá-la no Clube.
4. Ler um livro sobre liderança cristã e apresentar uma reação à leitura de duas páginas.
5. Completar um destes mestrados: Ecologia ou Habilidades domésticas. Mestrado escolhido:
IV. DISCIPULADO E EVANGELISMO
1. Fazer o mestrado em Testificação.
2. Participar ativamente de uma das equipes da Semana de Oração Jovem.
3. Dar um estudo bíblico completo.
4. Preparar e acompanhar uma pessoa até o batismo, a fim de possuir a experiência do fruto de seu trabalho.
V. HABILIDADE DE CAMPING
1. Organizar e liderar uma expedição em uma das seguintes áreas e apresentar um relatório com fotos:
a) Montanha ou ciclismo.
b) Inverno ou chuva.
c) Água ou calor.
2. Construir quatro móveis campestres em tamanho real, cada um tendo, no mínimo, seis nós ou amarras diferentes. Apresentar a foto.
3. Desenhar e executar duas trilhas de eventos com dez diferentes atividades cada uma, e descrever seu propósito.
4. Dirigir uma cerimônia de Fogo do Conselho de forma criativa, em um acampamento ou expedição.
VII. CAPACITAÇÃO APLICADA
A partir deste momento, o candidato a Líder Máster Avançado precisará escolher uma das duas áreas abaixo:
a) ÁREA 1 - TEÓRICA - Produção de materiais
1. O Departamental de Jovens passa a ser o orientador direto.
2. Escolher, em comum acordo com o departamental, em qual área desenvolverá sua pesquisa.
3. O material deverá ter, no mínimo, 30 páginas.
4. Preparar três aulas baseadas no conteúdo pesquisado.
5. Ministrar, pelo menos, uma aula em um dos cursos da Associação/
Missão.
b) ÁREA 2 - PRÁTICA - Desafio prático
1. Fundar um Clube.
2. Manter o Clube por, pelo menos, dois anos.
3. Apresentar o planejamento de atividades do Clube para os dois anos.
4. Cumprir o currículo básico das Classes com o Clube em formação e investir, pelo menos, 60% dos desbravadores nas classes regulares e 40% nas avançadas.
5. Ajudar e orientar um candidato a Líder Máster até a sua investidura.
6. Deixar uma diretoria consolidada na liderança do Clube, garantindo o processo normal de transição de liderança, caso isso seja necessário.