Nó Direito

Serve para unir dois cabos de diâmetros iguais. Faça-o como no desenho ou faça o cabo obedecer à quadrinha: direito sobre esquerdo, passa por baixo; esquerdo sobre direito, passa por baixo. Para confirmar sua utilidade, use-o para unir dois cabos de diâmetros bem diferentes, e veja se funciona.



Nó de Escota

Serve para unir dois cabos de diâmetros diferentes. Como está no desenho pode ser usado para colocar a bandeira no mastro. Acostume-se a nunca aplicá-lo no mesmo cabo, que, é claro tem o mesmo diâmetro. E desta forma, fica fácil confundi-lo com o Lais de Guia.







Nó de Escota Alceado

Tem a mesma utilidade do nó de escota. Também pode ser usado no mastro. Neste caso, deixe uma ponta mais longa para identificar qual parte da adriça que sobe.



Nó de Correr

Utilizado para fazer uma alça corrediça. Pode ser aplicado tanto nos chicotes (pontas) ou no seio do cabo. É o nó utilizado para fazer o rabo do papagaio, pipa ou capucheta. Tente fazer uma corrente, dando vários nós de correr no mesmo cabo, se fizer corretamente ela se desmanchará facilmente.







Nó de Aselha

Aplicado nos chicotes forma uma alça que não corre. Aplicado nos chicotes de dois cabos, vai unir esses cabos. Tente aplicar no final de uma corda comprida, e forme uma alça para pendurar a corda. Neste caso, enrole a corda no braço até o final. Desfaça as últimas voltas. Dobre esse pedaço de corda em dois e aplique o nó, envolvendo todo o rolo de corda.



Catau

Utilizado para encurtar um cabo ou reforçar uma parte puída. Pode ser aplicado tanto nos chicotes como no seio do cabo. Para fazer o catau reforçado, basta colocar o chicote na argola. Tente cortar um dos cabos de um catau reforçado, bem apertado.







Volta do Fiel

Utilizado para prender o chicote (ponta) numa estaca. Se for aplicar numa árvore, só pode ser aplicado no chicote do cabo. Tente fazer um nó gigante. Tente fazer esse nó como se fosse duas argolas.



Volta da Ribeira

Utilizado para prender o chicote (ponta) de um cabo numa estaca. Só pode ser aplicado no chicote do cabo. Tente usar para prender um feixe de lenha, dê um Fiel na outra ponta.







Volta Redonda com dois Cotes

Utilizado para prender o chicote (ponta) de um cabo numa estaca. Só pode ser aplicado no chicote do cabo. Muito utilizado para prender os esteios de barracas e toldos nos espeques. Tente fazer usando só uma mão, use a outra para evitar que o cabo deslize.



Volta de Escota Duplo

Utilizado como o nó de Escota, com melhores condições de segurança. É muito recomendado para cabos de diâmetros muito diferentes. Pode ser utilizado até para amarrar cabos tipo fio elétrico.







Nó em Oito

Usado para evitar que o cabo desfie ou para criar um pequeno caroço no cabo. É um nó pouco conhecido.



Balso pelo Seio

Utilizado para formar duas alças firmes. Não é muito difícil de ser desfeito, mesmo após receber grande carga de peso. É um nó utilizado em salvamentos. Cada alça passa em uma das coxas ou em um dos braços da pessoa a transportar. Pode ser aplicado com facilidade no seio do cabo, sem uso dos chicotes (pontas).







Volta do Salteador

Utilizado para criar dois chicotes, um bem firme e outro que pode ser usado para desmanchar o nó. Só pode ser aplicado no seio do cabo.



Nó Simples

É a metade de um nó direito. Pode servir para fazer um caroço no cabo, aumentando seu diâmetro.







Nó Direito Alceado

Utilizado como o nó direito. Tem a vantagem de ser facilmente desatado. A laçada do sapato é um Nó Direito com duas alças.



Nó de Frade

Usado para evitar que o cabo desfie ou para criar um pequeno caroço no cabo. É muito conhecido, pois os frades o aplicam no cabo que usam como cinto.







Nó de Pescador

Utilizado para unir dois cabos bem lisos, pode ser usado até em fio de nylon. Tem a desvantagem de ser difícil de desatá-lo. Mas afinal, é a sua qualidade.



Lais de Guia

Utilizado para formar uma alça que não corre. É um nó para salvamento. Tem a desvantagem de só poder ser aplicado usando o chicote do cabo. Tente fazê-lo usando apenas uma mão, como se estivesse precisando usar uma das mãos para se agarrar num barranco, ou como se estivesse caído dentro de um buraco com o braço quebrado. É preciso tomar Cuidado ; pois mal utilizado, vira um nó corrediço.