EN
Moluscos
014 Nível
2
Ano
1938
Instituição de origem
Associação Geral
  1. O que significa o termo "molusco"?
  2. Em relação aos moluscos das classes dos gastrópodes, cefalópodes e bivalves responder:
    1. Suas principais características
    2. Pelo menos um representante de cada classe
  3. Quais são os únicos moluscos terrestres? A que classe eles pertencem?
  4. Citar 3 características dos moluscos.
  5. Identificar e compreender as seguintes estruturas:
    1. Em bivalves
      • Concha
      • Cicatriz do Músculo
      • Umbo
    2. Em gastrópodes
      • Concha
      • Columela
      • Ápice
      • Tentáculos
      • Olhos
  6. Todas as conchas podem ser encontradas nas praias? Onde podem ser encontradas? Que áreas do mundo fornecem maior variedade de conchas?
  7. Descrever 3 maneiras diferentes utilizadas pelos moluscos para sua locomoção.
  8. Como os moluscos se protegem?
  9. De que forma as conchas são produzidas pela maioria dos moluscos? Do que são feitas?
  10. Citar 5 utilidades das conchas e dos moluscos para o homem.
  11. Fazer uma coleção de 20 conchas diferentes. Estas devem ser identificadas com data de coleta ou aquisição e local de origem.
  12. De onde vêm as pérolas? Que incrível lição a pérola nos ensina? (Leia parábolas de Jesus, págs 115-118)
  13. Quais dos textos bíblicos abaixo nos falam que:
    1. As criaturas aquáticas foram criadas no quinto dia.
    2. A quantidade de criaturas aquáticas é inumerável.
    3. As criaturas das águas perecem fora da água.
    4. Jó considerava os corais de grande valor.
    5. Salomão tinha conhecimentos sobre a vida marinha.
    6. Jesus usou um produto de conchas 2 vezes para ensinar uma lição espiritual.
    7. Uma mulher de negócios vendia as famosas tintas da cor púrpura, retiradas de múrice de conchas do Mar Mediterrâneo.
    8. Paulo condenava o uso de pérolas.
    9. Moluscos não são apropriados para comer.
    10. As 12 portas da Cidade Santa são 12 pérolas.