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Pomicultura II - frutas pequenas
009 Nível
2
Ano
1929
Instituição de origem
Associação Geral

NOTA: Esta especialidade envolve o cultivo de frutas produzidas por arbustos, trepadeiras ou vinhas. Frutas que crescem em árvores fazem parte da especialidade de Pomicultura.

  1. Qual a diferença entre um viveiro e uma estufa?
  2. Fazer um pequeno viveiro para a produção de mudas.
  3. Citar, pelo menos, 5 características que devem ser consideradas ao se realizar a produção de mudas, bem como as principais necessidades a serem levadas em conta ao se escolher uma determinada variedade de planta frutífera.
  4. Apresentar um relatório demonstrando os cuidados necessários para o plantio e cultivo de, pelo menos, 4 variedades de plantas de sua escolha, apontando as técnicas básicas de preparo do solo, espaçamento, período do ano mais favorável para o plantio e esquema de adubação.
  5. Por meio de um relatório escrito (o relatório deve conter fotos das plantas adultas e dos frutos), apontar as condições de local, solo e época do ano mais adequados para se cultivar, pelo menos, 3 variedades de frutas pequenas das citadas abaixo ou que crescem em sua região:
    1. Abacaxizeiros
    2. Aceroleiras
    3. Amoreiras
    4. Cerejeiras
    5. Figueiras
    6. Framboeseiras
    7. Gravioleiras
    8. Maracujazeiros
    9. Morangueiros
    10. Pitangueiras
    11. Romanzeiras
    12. Umbuzeiros
    13. Vinhas
    14. Outra variedade frutífera da sua escolha
  6. Escrever um relatório de 1 página referindo como cultivar as frutas selecionadas no requisito anterior. Neste relatório, incluir o seguinte:
    1. Variedade de seleção
    2. Preparo do solo
    3. Técnicas de plantio
    4. Fertilização
    5. Poda
    6. Irrigação
    7. Controle de pragas
    8. Colheita
  7. Apresentar, por meio de fotos ou imagens, as variedades de frutas pequenas que nascem com facilidade ou existem na região em que você vive.
  8. Demonstrar ao avaliador a maneira adequada de podar, pelo menos, 2 arbustos ou vinhas de pequenas frutas em alguma horta ou pomar.
  9. O que é uma cultura perecível?
  10. Por quanto tempo as frutas mencionadas no requisito 5 podem ser guardadas?
  11. Apresentar um relatório identificando, através de fotografias ou imagens, as principais pragas, doenças e ervas daninhas comuns aos pomares em sua região. Especificar quais plantas elas geralmente atacam e referir a melhor maneira para prevenir e/ou eliminar sua ocorrência.
  12. Apresentar, por meio de um relatório, o nome de, pelo menos, 3 tipos de fertilizantes, demonstrando a importância, necessidade e sugerir a melhor maneira de uso para cada um.
  13. Fazer um teste do solo de um pomar e determinar quais frutos poderão crescer ali. Pedir recomendações de fertilizantes para as culturas escolhidas para serem plantadas e determinar o custo do fertilizante necessário para 6 fileiras de 10 metros.
  14. Qual é o propósito do teste de solo?
  15. O que é drenagem? Qual a sua importância? Como se faz a drenagem?
  16. O que é resistência? O que isso significa? Citar, pelo menos, 3 plantas que são consideradas resistentes em sua região?
  17. Responder as perguntas a seguir:
    1. O que é polinização? Como esse processo acontece?
    2. O que é um polinizador? Citar por meio de um relatório, apresentando fotos ou ao vivo, pelo menos um agente responsável pela polinização.
    3. Citar, pelo menos, 3 plantas frutíferas que necessitam de um agente polinizador.
  18. Demonstrar como fazer a colheita dos frutos para uso da família ou para comercialização. Apresentar aos examinadores uma amostra dos frutos colhidos e comparar as qualidades de sabor, textura e aparência de 2 variedades diferentes da mesma fruta.
  19. Apresentar um relatório escrito de, no mínimo, 300 palavras ou oral de 5 minutos sobre a importância da fruticultura (produção de frutos exigidos nos requisitos dessa especialidade) e referir suas principais características.
  20. Visitar uma propriedade rural onde se pratica a fruticultura e elaborar um relatório de, pelo menos, 300 palavras destacando as principais atividades ali desenvolvidas, bem como sobre a sua experiência vivida para o cumprimento dos requisitos desta especialidade.