NOTA: Necessário Instrutor qualificado, tais como bibliotecário, curadores de museus, encadernador ou restaurador profissional.
- Definir:
- Preservação
- Conservação
- Restauração
- Entrevistar um responsável pela área de restauração e conservação de uma biblioteca e relatar com, pelo menos, 100 palavras o que ele destacou sobre o ofício de restaurador e conservador.
- Definir:
- Patrimônio Cultural
- Bens tangíveis
- Bens intangíveis
- Bens móveis
- Bens imóveis
- Definir os seguintes termos:
- Tombamento
- Patrimônio
- Conhecer, pelos menos, 1 escola de restauração de livros e documentos.
- Quais os critérios básicos para se considerar um livro ou documento raro e de valor?
- Fazer um resumo sobre cuidados na conservação de livros e documentos, levando em consideração os seguintes itens:
- Higienização
- Acomodação
- Material de proteção pessoal
- Equipamento
- Diferentes tipos de material dos documentos ou livros
- Climatização
- Raios ultravioletas
- O que é livro "empastelado" e como tratá-lo
- Como preservar jornais ou mapas antigos?
- O que são Câmaras de Expurgo?
- O que é e como utilizar o Ácido Bórico?
- Como tratar um livro que tenha sido encharcado de água?
- O que é liofilização?
- O que é um higrotermógrafo?
- O que fazer com documentos e páginas dobradas e ressecadas?
- Por que o papelão pode ser mais apropriado que o plástico para a preservação de livros?
- Com a ajuda dos pais ou responsáveis, procurar um documento com mais de 50 anos e restaurá-lo, se for o caso, e guardá-lo de maneira apropriada. (Exemplo: certidões, páginas de jornais, receitas culinárias, cartas ou revistas, etc.).
- Com a ajuda dos pais ou responsáveis, procurar um livro com mais de 50 anos, restaurá-lo, se for o caso, e guardá-lo de maneira apropriada.
- Ir a uma biblioteca e ajudar o bibliotecário na restauração de um material por ele indicado e supervisionado.