EN
Moluscos - avançado
032 Nível
3
Ano
1949
Instituição de origem
Associação Geral
  1. Ter a especialidade Moluscos
  2. Conhecer 5 classes de moluscos e saber distinguir as principais características de cada uma. Conhecer, pelo menos, 2 representantes de cada classe.
  3. Distinguir entre moluscos univalves de bivalves, considerando o seguinte:
    1. Concha
    2. Corpo do molusco
    3. Reprodução
    4. Movimentos
    5. Busca por alimentação
    6. Autopreservação
  4. Identificar, a partir das conchas ou de desenhos, e conhecer os seguintes termos conquiliológicos:
    1. Válvula
    2. Vértice
    3. Abertura
    4. Bisso
    5. Manto
    6. Opérculo
    7. Madrepérola
    8. Lábios
    9. Epiderme
    10. Costela
    11. Dentes
    12. Linhas concêntricas
    13. Canal
    14. Espinhas
    15. Espiras
  5. Quanto tempo vivem os moluscos ?
  6. Apresentar alguns fatos sobre a vida de um Strombus pugilis (Concha-de-briga) e explicar porque esta concha tem esse nome.
  7. Identificar e explicar as atividades do Teredo.
  8. Dar o nome de 2 moluscos que não têm concha.
  9. Encontrar respostas para as intrigantes perguntas a seguir:
    1. Como animais bivalves e univalves se prendem às suas conchas ?
    2. Como se controla a cor de uma concha ?
    3. Que molusco tem 4 guelras ?
    4. A partir de que animal marinho fazia-se a tinta na Índia ?
    5. Que molusco deixa um rastro brilhante ?
    6. Que conchas eram usadas como dinheiro por tribos antigas ?
    7. Que concha é considerada sagrada pelos tibetanos ?
    8. A tinta púrpura dos tempos antigos era retirada da excreção de que molusco ?
  10. Citar 6 usos comerciais das conchas.
  11. Fazer uma coleção de 40 conchas diferentes. Identificá-las com a data de coleta, local, habitat do molusco que a possuía e o nome da classe pertencente. Caso tenha ganhado ou sido presenteado, indicar o nome da pessoas que o presenteou, data, classe a que pertence e, se possível, qual era o habitat do molusco que possuía esta concha.