Atributos

  • Idade: 13 a 15 anos
  • Gênero: Masculino
  • Cor da unidade
  • Grito de Guerra:

Características da Ave Símbolo

Albatroz-de-cauda-curta (Phoebastria albatrus)

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Procellariiformes
Família: Diomedeidae

 

O albatroz é uma ave marinha migratória, pertencente à ordem Procellariiformes e família Diomedeidae, muito bem-adaptada à vida em mar aberto. O albatroz passa grande parte da sua vida no oceano, onde captura seu alimento, voa sobre a água e pousa sobre ela. Os albatrozes visitam ilhas e regiões costeiras apenas no período de reprodução e para cuidarem de seus filhotes.

A família Diomedeidae se destaca por incluir as maiores aves voadoras do mundo, como o albatroz-gigante, o qual apresenta mais de três metros de envergadura. Os albatrozes apresentam como características marcantes asas longas e estreitas, bico curvado em formato de gancho e pés com membranas interdigitais, os quais são utilizados para a natação, pouso na água e manobras de decolagem. O bico em forma de gancho é uma característica muito importante para os albatrozes, pois permite que capturem animais lisos e escorregadios que fazem parte da sua dieta.

Os albatrozes apresentam glândulas especializadas na excreção do excesso de sal de seu corpo, uma característica muito importante em espécies que vivem no ambiente marinho. Essas glândulas estão situadas na região acima dos olhos, retiram o cloreto de sódio do sangue e eliminam uma solução rica em sal por meio dos tubos nasais.

A plumagem do albatroz é espessa e impermeável, formando uma espécie de bolha de ar quente que mantém o corpo da ave quente e seco e também promove um alto grau de flutuabilidade. A plumagem espessa do albatroz é extremamente importante para o animal, mas provoca limitação quando o assunto é mergulho. A plumagem varia entre o branco, pardo e negro azulado.

Alimentação dos albatrozes

O albatroz é uma ave que se alimenta de outros animais, tais como crustáceos, moluscos e peixes, como sardinhas. Frequentemente, os albatrozes são avistados seguindo navios de pesca, tentando conseguir alimento de forma mais fácil. A maioria das espécies se alimenta durante o dia.

Reprodução dos albatrozes

Os albatrozes são animais monogâmicos, ou seja, que apresentam um único parceiro reprodutivo por toda a sua vida. De maneira geral, os albatrozes se reproduzem uma vez a cada ano, porém esse período pode ser de dois anos ou mais em algumas espécies.

A cada temporada reprodutiva, os albatrozes botam apenas um ovo, o qual é colocado em ninhos feitos de barro, grama ou areia, geralmente, em ilhas isoladas, onde não há interferência dos seres humanos. Caso o ovo seja comido por predadores ou se quebre, os albatrozes só se reproduzirão na próxima estação reprodutiva.

O macho e a fêmea se revezam na incubação do ovo em turnos que variam de um dia a três semanas. Enquanto um dos pais está cuidando do ninho, o outro sai em busca de alimento. O período de incubação do ovo do albatroz é longo e varia entre 68 e 70 dias. O macho e a fêmea, além de se alternarem na incubação do ovo, revezam nos cuidados com o filhote. Os filhotes de albatroz podem demorar mais de 280 dias para aprender a voar e sair do ninho. Os albatrozes podem viver mais de 50 anos.

Membros da unidade

  • 2024  Higor, Jackson, João, Kayc, Luis, Vinícius, Wislerby, Yuri, Alex, Steevenlly, PEDRO
  • 2023  Lucas, Vinícius, Wislerby, Yuri, Kayc, Higor, João, Jackson
  • 2022  Yuri, Daniel, Vinícius

Conheça outras unidades